Arquivo Litúrgico

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que é Consistório?



O Papa Bento XVI anunciou os nomes dos novos cardeais que serão criados no consistório a se realizar em 20 de novembro.
Dos 24, 10 são italianos, dos quais 8 eleitores (os acima de oitenta anos não têm direito a voto), dois alemães, um polonês, um suíço, um espanhol (não eleitor), quatro africanos, entre eles o Patriarca do Egito, dois americanos, um brasileiro e um equatoriano, um do Sri Lanka.
Os membros da Cúria Romana são: Angelo Amato, Fortunato Baldelli, Raymond Leo Burke, Velasio De Paolis, Francesco Monterisi, Kurt Koch, Gianfranco Ravasi, Paolo Sardi, Robert Sarah, Mauro Piacenza.
Arcebispos residenciais:
Antonio Naguib, patriarca de Alexandria dos Coptas (Egito);
Paolo Romeo, arcebispo de Palermo;
Reinhrad Marx, arcebispo de Munique e Frisinga (Alemanha);
Kazimierz Nycz , arcebispo de Varsóvia (Polônia);
Donald William Wuerl, arcebispo de Washington (EUA);
Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa (Congo):
Medardo Joseph Mazombwe, arcebispo emérito di Lusaka (Zâmbia);
Albert Malcom Ranjith Patanbendige Don, arcebispo de Colombo (Sri Lanka);
Raul Eduardo Vela Chiriboga, arcebispo de Quito (Equador);
Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (Brasil).
Com mais de 80 anos de idade: Elio Sgreccia (Itália), Josè Manuel Estepa Llaurens (Espanha), WalterBrandmuller (Alemanha), Domenico Bartolucci (Itália).
----------------------------------------------------------------------------------
O que é Consistório?

 
É a assembléia dos Cardeais para a eleição do Papa por escrutínio secreto. Obedece à regulamentação minuciosa do Direito Canônico e das Constituições Apostólicas. O conclave foi regulamentado por Gregório X no Concílio de Lyon, em 1274. Os Papas seus sucessores acrescentaram algumas modificações a essa primeira regulamentação. Gregório XV, através das constituições de 1621 e 1622, e Pio XII, através da Constituição Vacantis Apostolicae Sedis de 1945, tornaram mais precisas as leis do Conclave. Hoje a eleição do Papa observa as leis especiais da Constituição Apostólica de Paulo VI Romano Pontifice Eligendo de 1º de outubro de 1975.
     Consistório é assembléia de Cardeais, presidida pelo Papa, para assuntos de interesse da Igreja universal. É a forma colegial do Cardeal prestar ajuda ao Pastor Supremo da Igreja. O consistório é convocado por ordem do Romano Pontífice e realizado sob sua presidência. Há dois tipos de consistório: ordinário e extraordinário. Consistório ordinário é o que reúne todos os Cardeais e o Papa pronuncia um discurso, anuncia a criação de novos Cardeais e impõe em cada um o barrete de cor vermelha viva. Este consistório em geral é público, isto é, admite além dos Cardeais, outros convidados, como legados de nações e comitivas, como acontecerá dia 21 de fevereiro de 2001 na Basílica de São Pedro, às 10h30. Este consistório pode ser secreto, quando o Papa convoca pelo menos os Cardeais que residem em Roma para consulta sobre questões graves.
     Consistório extraordinário é o que convoca os Cardeais para tratar de necessidades especiais da Igreja ou de questões mais graves. Desde o século XIII o consistório tomou grande importância no governo da Igreja, como Conselho do Papa e chamado de Senado do Papa. João Pauo II com a Constituição Apostólica Pastor Bônus, de 28 de junho de 1988, sobre a Cúria Romana, constituiu um Conselho de 15 Cardeais, nomeados por 5 anos, para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé. Hoje o consistório tem o caráter formal de reunião para criação de novos Cardeais. João Paulo II restabeleceu o costume de convocar reuniões plenárias de cardeais para tratar dos assuntos mais importantes da Igreja. No judaísmo, os consistórios israelitas foram estabelecidos na França por decreto imperial de 1808 e definitivamente constituídos por decreto de 1862 e 1872. Após a lei de separação de 1905, os consistórios foram substituídos por uma União de todas as Associações Culturais Israelitas. No calvinismo, era espécie de Tribunal de Inquisição pra vigiar a vida religiosa dos cidadãos e punir-lhes as infrações.
     O consistorio era, originalmente, a reunião do Imperador com os mais altos dignatários do Império Romano. A Igreja assumiu e aplicou essa denominação à reunião solene do Cardeais sob a presidência do Papa. O novo Código de Direito Canônico trata dos Cardeais nos cânones 349 a 359.

Autor: Mons. Arnaldo Beltrami

Um comentário: